terça-feira, 6 de maio de 2008

Filosofia e Sociologia voltam ao ensino médio

Enquanto, lamentavelmente, algumas pessoas querem acabar com qualquer matéria que não tenha fim exclusivamente mercadológico em nossa Faculdade...


"Trinta e sete anos depois de excluídas dos currículos pelo regime militar, as disciplinas de Filosofia e Sociologia deverão se tornar, mais uma vez, disciplinas obrigatórias do ensino médio. É o que determina o Projeto de Lei da Câmara 4/08, que recebeu nesta terça-feira (6) parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), sob a presidência do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Caso seja também aprovado pelo Plenário, para onde foi encaminhado em regime de urgência, o projeto será enviado à sanção presidencial.

Em seu voto favorável, o relator da matéria, senador Valter Pereira (PMDB-MS), recordou que a luta pela reinclusão das duas disciplinas no ensino médio começou logo depois que elas foram substituídas pelas matérias de Educação Moral e Cívica e de Organização Social e Política do Brasil. Os professores que lideraram o movimento, observou Pereira, consideravam o estudo de Filosofia e Sociologia "indispensáveis para a formação integral de nossos jovens".

Ao concordar com o relator, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse que as duas disciplinas vão contribuir para se alcançar uma "formação mais humanista de nossa juventude". Ela afirmou concordar com o movimento em defesa da inclusão também da Psicologia no currículo do ensino médio, mas observou que a mudança do projeto nesse momento - para abranger a terceira disciplina - acabaria contribuindo para retardar a sua aprovação. O mesmo argumento foi utilizado pelo senador Marco Maciel (DEM-PE).(...)"


Fonte: http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=74456&codAplicativo=2

Nenhum comentário: